Florianópolis realiza 1ª Seletiva Estadual para o JEBs

Publicado em 11/10/2021 18:01

Por Comunicação FCDE.

A Federação Catarinense do Desporto Escolar - FCDE é uma entidade sem fins lucrativos, filiada à Confederação Brasileira do Desporto Escolar - CBDE e que tem como finalidade o incentivo e a prática do esporte escolar em Santa Catarina. 
A FCDE foi fundada em 14 março de 2001. Sua principal finalidade é a de difundir e incentivar a prática do Desporto Escolar no Estado de Santa Catarina.

Nossos valores são ética, respeito, trabalho em equipe e responsabilidade social. Executar e facilitar a execução de programas e projetos esportivos a todos os alunos da Rede Pública e Privada de Ensino médio e fundamental no Estado de Santa Catarina. Ampliar as oportunidades à crianças e adolescentes da prática esportiva e competitiva em âmbito regional, estadual, nacional e internacional, além da promoção da saúde, socialização e cidadania.

Facilitar a participação de um número sempre maior de escolas através simplesmente da garantia da realização de eventos esportivos de qualidade em todo o estado de Santa Catarina. 

Vamos contar um pouco de como em menos de 60 dias a FCDE, com as parcerias da CBDE, a FME de Florianópolis e a Prefeitura Municipal de Florianópolis, conseguiram reunir, organizar e classificar atletas para levar para ao Rio de Janeiro uma delegação de 298 integrantes para participar do Jogos Escolares Brasileiros - JEB's realizado pela CBDE.

Durante 3 finais de semana, nos dias 26 e 27/09 - 02 e 03/10 - 09 e 10/10.
Total de 17 modalidade: Atletismo, Atletismo Adaptado, Badminton, Basquete, Ciclismo, Futsal, Ginastica Rítmica, Ginástica Artística, Handebol, Judô, Karatê, Natação, Taekwondo, Tênis de Mesa, Vôlei de Praia, Vôlei de Quadra, Wrestling e Xadrez.
     As modalidades, exceto a Ginastica Rítmica, foram disputadas em ambos os Naipes.
Foram 40 municípios de Santa Catarina mobilizados, com aproximadamente 2000 atletas inscritos.
 
Em meados de setembro de 2021, há mais de um ano sem competições escolares devido a pandemia da COVID-19, inicialmente alegando questões sanitárias,  a Fesporte por meio de seu atual Presidente Kelvin Soares, tornou publica a decisão de cancelar todos os jogos programados para o 4º trimestre de 2021, incluindo os Jogos Escolares de SC - JESC.

Após está decisão, houve uma grande mobilização da FCDE, juntamente com a CBDE para que não houvesse apenas a indicação de alunos-atletas, e sim, a realização da seletiva estadual, oportunizando os alunos-atletas a disputarem os jogos escolares de 12 a 14 anos. Foi assim que surgiu a parceria que iria tornar os sonhos das crianças de todo o estado de Santa Catarina uma realidade.

A parceria foi realizada entre a CBDE, a FCDE, a Prefeitura Municipal de Florianópolis com o apoio do atual Prefeito Gean Loureiro através da FME de Florianópolis, por meio do Secretário Ed Pereira.

Com recursos financeiros e tempo escassos, a FCDE assumiu a organização do evento. Em tempo recorde conseguiu locais para realizar as competições, locais para alojamento e total apoio a todas equipes que assim solicitaram.

Foram 30 dias de muita intensidade, travando lutas diárias para conseguir sediar 17 modalidades e dar condições de competição para todos os alunos-atletas.

A FCDE está muita grata pela confiança e se sente muito orgulhosa de ter realizado a 1º Pre Temporada de Esporte Escolar Seletiva JEB's e de levar você aluno-atleta classificado, com tudo pago, desde o transporte de ida e volta, da Capital (Florianópolis) para o Rio de Janeiro, bem como sua estadia e alimentação na cidade maravilhosa.

Créditos: Comunicação FCDE

Veja também
Buscando vaga para o JEB's

A cidade maravilhosa será palco da próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros após 17 anos.

1º dia de Competição, reportagem ND Notícias

Primeira Temporada do Esporte Escolar reúne atletas entre 12 e 14 anos.



FCDE
Endereço: Rua Lauro Linhares, 728 - Trinidade - Florianópolis - SC
Telefone: -
E-mail: