1º dia de Competição, reportagem ND Notícias

Publicado em 27/09/2021 22:16

Por Balanço Geral Florianópolis

Florianópolis sedia seletiva estadual para Jogos Escolares Brasileiros.

Assista AQUI a reportagem da ND Notícias

Primeira Temporada do Esporte Escolar reúne atletas entre 12 e 14 anos de idade de todo o estado de Santa Catarina.

BALANÇO GERAL FLORIANÓPOLIS

27/09/2021 ÀS 15H41

Florianópolis está sediando a primeira Temporada do Esporte Escolar. A competição reúne atletas entre 12 e 14 anos de idade de todo o Estado e funciona como uma seletiva para os Jebs (Jogos Escolares Brasileiros). Neste fim de semana, rolou a seletiva do vôlei de praia.

Florianópolis sedia seletiva estadual para Jogos Escolares Brasileiros – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

Florianópolis sedia seletiva estadual para Jogos Escolares Brasileiros – Foto: Reprodução/NDTV RecordTV

As gêmeas Isabelly e Luisa Baldez, de 14 anos, fazem parceria em casa, na escola e na areia. “A gente se entende melhor na quadra”, disse Isabelly. Elas defendem Jaraguá do Sul no vôlei de praia dos Jogos Escolares.

Nicolas Matheus de Araújo, de 12 anos, também faz parte da equipe que veio representar Jaraguá do Sul na Capital. “Eu acho muito legal. Nos outros campeonatos a gente não tinha ganhado nenhum jogo e esse foi o primeiro que a gente veio para cá e conseguiu ganhar um jogo”, contou o estudante.

Atletas estudantes de 40 cidades irão se revezar durante a disputa desta que é a primeira Temporada do Esporte Escolar.

Segundo o presidente da FCDE (Federação Catarinense de Desporto Escolar), Antônio Paulo Zytkuewisz, “a última seletiva foi em 2019 através do Jesc (Jogos Escolares de Santa Catarina). Com o cancelamento do Jesc, nós temos que fazer a seletiva para o Jebs. A Prefeitura de Florianópolis nos abraçou e está sediando esse evento dando reinicio ao esporte escolar em todo o Estado”.

A Prefeitura de Florianópolis é quem agradece a oportunidade: “É a importância da competição para essa garotada. Não adianta o ano todo a gente viver o trauma da Covid e não viver a retomada da pré-temporada. Então, treinar, competir e ter essa confraternização entre estudantes do Estado todo em Florianópolis é um ganho pra Floripa, porque a gente tem se posicionado como uma capital que valoriza o esporte para todos”, disse o secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Florianópolis, Ed Pereira.

A experiência tem tudo para servir de teste para outros eventos esportivos. Para o secretário, “um evento como esse mostra para nós do Poder Público fazer outras pré-temporadas, outras possibilidades de gincanas ou olimpíadas entre todas as escolas do Estado porque quanto mais a gente criar competição e interação entre as escolas, a gente vai mostrar a valorização que nós estamos dando para o esporte, que pode mais e devemos mais”.

Esse foi o primeiro fim de semana de competições. Serão três no total. E o vôlei de praia é só uma das 18 modalidades que serão disputadas.

São dois mil estudantes de todo o Estado entre 12 e 14 anos. Para melhor controle de público, as disputas vão acontecer em diversos lugares da cidade e as seletivas terminam no dia 10 de outubro.

“Quem for campeão nas suas modalidades vai para o Jebs, disputar no Rio de Janeiro de 29 de outubro a 5 de novembro, onde todas as despesas serão pagas, passagem aérea, alimentação, hotel, tudo pago pela CBDE (Confederação Brasileira de Desporto Escolar)”, explicou Zytkuewisz.

Em um ambiente em que o mais importante é competir, ser campeão ganhou esse gostinho a mais.

“Meu! Seria uma experiência única.Seria muito joia, ainda mais ir com as pessoas que eu gosto”, revelou Nicolas.

O também estudante Bruno Krambeck, de 14 anos, também sonhou com a premiação: “Seria uma honra poder tá lá no Rio de Janeiro representando Santa Catarina, mas vai ser difícil, né? É uma disputa grande”.

Os árbitros da liga também estão empolgados. Diogo Evandro Bauler veio de Blumenau e disse que “é fantástico, além de poder estar praticando a modalidade que gosta, não só eles como nós, não teria um espaço melhor para integrar parte da formação deles como cidadãos”.

Quem ficou de fora e ainda quiser entrar na disputa, é possível se cadastrar em modalidades que ainda não competiram.

Conforme o coordenador técnico da FCDE, para se inscrever o estudante deve “entrar na página FCDE, que ainda tão abertas as inscrições para várias modalidades individuais”.

Confira mais informações na reportagem do Balanço Geral Florianópolis.

Créditos: ND Notícias

Veja também
Florianópolis realiza 1ª Seletiva Estadual para o JEBs

A pré temporada espera cerca de 2 mil atletas de todo estado.

Buscando vaga para o JEB's

A cidade maravilhosa será palco da próxima edição dos Jogos Escolares Brasileiros após 17 anos.



FCDE
Endereço: Rua Lauro Linhares, 728 - Trinidade - Florianópolis - SC
Telefone: -
E-mail: